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Treinamento de Habilidades em DBT: Uma Resposta Científica à Desregulação Emocional




O que é a DBT e por que ela transforma vidas?


A Terapia Comportamental Dialética (DBT), criada por Marsha M. Linehan, emergiu nos anos 1990 como uma intervenção estruturada para pessoas com comportamento suicida crônico e diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Com o tempo, a DBT expandiu sua eficácia para uma variedade de transtornos associados à desregulação emocional, como depressão resistente, transtornos alimentares, abuso de substâncias e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) (Linehan, 1993, 2015). O que torna a DBT diferente de outras abordagens?


A DBT se diferencia por três pilares fundamentais:


  • Dialética: ensina que realidades opostas podem coexistir como validar o sofrimento atual do paciente enquanto se promove a mudança necessária;

  • Modelo Biossocial: compreende a desregulação emocional como resultado da interação entre vulnerabilidade biológica e ambiente invalidante;

  • Treinamento em habilidades: fornece ferramentas práticas e cientificamente embasadas que o paciente pode aplicar fora do setting terapêutico.

Além disso, a DBT é composta por quatro modos de tratamento interdependentes: terapia individual, grupo de habilidades, coaching telefônico e equipe de consultoria para terapeutas o que garante profundidade, suporte e consistência clínica.

O que é o Treinamento de Habilidades em DBT?


O Treinamento de Habilidades em DBT é um dos pilares fundamentais da Terapia Comportamental Dialética. De acordo com Marsha Linehan (2015), ele é a principal via de ensino das habilidades que ajudam os pacientes a construir uma vida que vale a pena ser vivida.

Diferente de uma psicoterapia tradicional, o treinamento ocorre em formato de aulas estruturadas, nas quais os participantes aprendem, praticam e recebem tarefas para aplicar habilidades específicas no dia a dia.

As habilidades são organizadas em quatro módulos principais:


  • Mindfulness: desenvolver atenção plena ao momento presente com aceitação;

  • Tolerância ao mal-estar: atravessar crises emocionais sem piorar a situação;

  • Regulação emocional: compreender e manejar emoções intensas de forma eficaz;

  • Efetividade interpessoal: estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, com assertividade e respeito.

Além desses, a nova edição do manual (Linehan, 2015) também inclui habilidades gerais para aumentar a adesão, promover insight comportamental e fortalecer a generalização como o uso da análise em cadeia, metas de vida e o modelo biossocial.

O formato pode variar de grupos semanais a intensivos, com adaptações específicas para adolescentes, familiares, dependentes químicos, pacientes com TEPT, TDAH, entre outros.

Não se trata de um grupo de apoio, mas de um espaço estruturado de aprendizagem comportamental com embasamento científico.

“As habilidades ensinadas na DBT são o que os melhores terapeutas comportamentais ensinam em diversos tratamentos eficazes. O treinamento de habilidades é o canal pelo qual traduzimos ciência em mudança real.”— Marsha M. Linehan (2015)

Para quem é o Treinamento de Habilidades em DBT?

O Treinamento de Habilidades é indicado para pacientes com dificuldades significativas de regulação emocional, impulsividade, crises interpessoais recorrentes, comportamentos autolesivos ou ideação suicida. Também é eficaz como intervenção adjunta para quadros como TDAH, TEPT complexo, dependência química e adolescentes em sofrimento emocional intenso (Linehan, 2015; Neacsiu et al., 2014).

Na DBT Paraná, atendemos:

  • Adultos e adolescentes em sofrimento emocional;

  • Pacientes em acompanhamento psicoterapêutico com outros profissionais;

  • Famílias ou cuidadores que desejam aprender habilidades para apoiar seus entes queridos.

  • Profissionais da saúde mental, que desejam aprender na prática como aplicar habilidades para se conectar com autenticidade e sensibilidade com seus pacientes e, ao mesmo tempo, cuidar de si

Efeitos neurocognitivos das habilidades em DBT


Estudos recentes em neuroimagem mostram que a prática das habilidades da DBT impacta positivamente áreas cerebrais associadas ao controle inibitório, regulação emocional e tomada de decisão (Ruocco et al., 2016). A ativação sustentada do córtex pré-frontal ventromedial e da ínsula anterior durante a aplicação de mindfulness, por exemplo, reduz a impulsividade e melhora a autorregulação fisiológica.


Além disso, há evidências de que a DBT fortalece a memória de trabalho emocional e promove a plasticidade neural em contextos de trauma complexo (Bohus et al., 2021).


Quando encaminhar (e quando não encaminhar) para o Treinamento de Habilidades?


Encaminhe quando:


  • O paciente apresenta desregulação emocional intensa, mas está minimamente estabilizado para participar de grupos;

  • Há impulsividade, comportamentos autolesivos ou crises interpessoais frequentes;

  • O tratamento individual está estagnado por déficit de habilidades práticas;

  • O paciente precisa de estrutura para treinar habilidades em um ambiente validante.


Não encaminhe quando:


  • O paciente apresenta quadros psicóticos agudos não estabilizados;

  • Há risco de suicídio iminente sem apoio terapêutico ou psiquiátrico paralelo;

  • O paciente não possui capacidade mínima de comprometimento com o grupo (por transtornos neurocognitivos graves, por exemplo).

O encaminhamento responsável exige uma escuta clínica cuidadosa e, muitas vezes, uma conversa prévia entre o terapeuta de referência e nossa equipe.


Por que escolher o DBT Paraná?


O DBT Paraná é um dos centros de referência mais respeitados no Brasil em Terapia Comportamental Dialética. Contamos com uma equipe qualificada, treinada internacionalmente, e com sólida experiência no atendimento de casos complexos com base nos manuais oficiais de Linehan.


Oferecemos:


  • Grupos para adolescentes, adultos, famílias e profissionais da saúde;

  • Treinamento estruturado com fichas, tarefas e plano de progressão;

  • Acompanhamento individual opcional com terapeutas parceiros;

  • Supervisão clínica e integração com profissionais de origem.


Conclusão


O Treinamento de Habilidades em DBT é mais do que uma ferramenta terapêutica é uma oportunidade real de transformação para pacientes em sofrimento emocional crônico. Trata-se de um recurso embasado, replicável e acessível, que devolve esperança e autonomia aos pacientes e alívio aos profissionais.

Encaminhar para a DBT não é abrir mão do tratamento é expandi-lo com ciência, cuidado e propósito.

Referências


Linehan, M. M. (1993). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder. New York, NY: The Guilford Press.

Linehan, M. M. (2015). DBT skills training manual (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press.

Bohus, M., Stoffers-Winterling, J. M., & Sharp, C. (2021). Borderline Personality Disorder: State of the Art. The Lancet, 398(10310), 1528–1540. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)01643-6

Neacsiu, A. D., Bohus, M., & Linehan, M. M. (2014). The Neurobiological Foundation of Dialectical Behavior Therapy Skills. Journal of Clinical Psychology, 70(9), 831–841.

Ruocco, A. C., Amirthavasagam, S., & Zakzanis, K. K. (2016). Neural Correlates of Affective Instability in Borderline Personality Disorder: A Meta-Analysis of Functional Neuroimaging Studies. Emotion, 16(6), 888–900.

 
 
 

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